A mais jovem secretária na história do município de Cachoeira, Edelzuita Lira (Neta) vai deixar o cargo de secretária de Saúde, com menos de um ano à frente do segundo cargo mais importante do município.

Neta tomou posse no mês de setembro de 2021, após a saída de Maria José, que foi indicada pelo provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luiz Antônio Araújo (Lú Cachoeira). A indicação é parte de um acordo político de campanha entre a prefeita Eliana Gonzaga (REPUBLICANOS) e o provedor.

Vários rumores apontavam que a jovem não ficaria muito tempo no cargo. Formada em enfermagem e funcionária da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, ela também teria sido indicação do provedor. Neta é sobrinha do Vereador Josmar Barbosa (REPUBLICANOS) atual companheiro da prefeita. A sua companheira, Ingrid Mandel, assumiu a coordenação da Atenção Básica, o segundo posto mais importante da pasta.

A coordenadora foi vítima de uma situação que marcou e abalou a Secretaria, quando teve seu armário arrombado pela assessoria da prefeita, em busca de documentos. Com o ocorrido, a situação ficou insustentável e Ingrid chegou a prestar queixa à polícia. Outro impasse aconteceu quando Ingrid discordou da falta de transparência na prestação dos serviços entre  o município e a Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, no valor inicial de R$ 100 mil reais. O contrato foi quebrado e o valor atual do repasse é de R$ 60 mil reais.

Há rumores de que a substituta de Neta será a ex-secretária de Alagoinhas, Rosangela Oliveira Santos de Almeida.