Desde o último final de semana, Cachoeira, São Félix e outros municípios do Recôncavo baiano foram atingidos por fortes chuvas, que haviam sido previstas desde a semana anterior pela Defesa Civil.

As chuvas que caíram na ultima semana mais da metade do que era esperado para todo o mês de abril. Em alguns pontos de Cachoeira foram identificados alagamentos, como na Vila Residencial São Benedito e Vila Morumbi. Em outros pontos da cidade há risco de deslizamentos, especialmente na comunidade do Alto do Jenipapeiro e comunidade da Matinha.

Na semana passada a prefeita Eliana Gonzaga (REPUBLICANOS) assinou um termo de convênio com o Governo do Estado, para fazer obras nas encostas dessas comunidades. Não temos informações sobre pessoas feridas ou desabrigadas por conta das chuvas, já que o município de Cachoeira tem um sistema da Defesa Civil implantado.

Já no município de São Félix, na Ladeira da Misericórdia, um morador foi retirado da sua residência por conta de risco de desabamento. Nas estradas vicinais que ligam São Félix à zona rural de Cruz das Almas foi identificado um ponto de deslizamento de terra e uma casa desabou no bairro do Salva Vidas. Segundo informações, em uma das comunidades houve uma interrupção na via de acesso, após os riachos e rios transbordaram, há imagens demostrando pontes sendo submersas e forte correnteza. A previsão é que as chuvas permaneçam por mais dois dias.