A festa religiosa do GBoitá que é realizada no segundo domingo do ano, na comunidade da ladeira da cadeia, em um dos terreiros mais antigos de Cachoeira, Zògbodo Malè Bogun Sejá Húnde  a Roça do Ventura. Um dos mais famosos de cidade Heróica e Monumento Nacional,  tem um dos eventos mais significativo da  Religião de Matriz Africana.

Edvaldo Cruz  conhecido como Buda de Babosa concedeu uma entrevista a TV Rádio Web Olha a Pititinga falou sobre o evento que tem a sua realização a quase 300 anos. Este ano por causa de um exposição em um programa da TV, uma entrevista com artista, cantor e compositor Matheus Aleluia com apresentador do Programa Convença com Bial  da Rede Globo Pedro Bial, dando uma grande visibilidade ao terreiro.

Tudo pronto para a realização do ato religioso foi o que disse  Buda mas, o acesso  ainda não foi feito,  é situação que eu já procurei a administração  municipal , e foi prometido  o melhoramento da estada, que ate agora não foi feita, nós reunimos para fazer um paliativo.    Vai chegar às próximas horas ônibus vindo do Rio de Janeiro com varias pessoas disse Buda.