Esteve nos estúdios da TV Rádio Web Olha a Pititinga o coordenador da Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho, Marcelo Souza, que falou dos projetos que estão sendo desenvolvidos para revitalizar esse espaço de grande importância para nosso município.

Marcelo convidou a comunidade cachoeirana para participar do projeto "Bate-papo com o autor", que está sendo desenvolvido pela biblioteca. A ideia é revelar para o mundo e para os próprios cachoeiranos a história de alguns autores da cidade, alguns deles famosos fora do município e até mesmo fora do país.

Nesta semana o bate-papo foi com professor João Vanderlei, popularmente conhecido como João Barata. O projeto foi iniciado com a presença da infectologista Iza Lobo, que também é escritora e falou de sua experiência com os livros na comunidade da Ladeira da Cadeia.

O coordenador afirmou que existem outras ações que serão desenvolvidas na biblioteca e o primeiro passo é fazer melhorias no espaço para cuidar do acervo, principalmente nas estantes que abrigam os livros, que estão enferrujadas e podem estragar os livros. Outra ação necessária, de acordo com Marcelo, é referente à ambientalização dos espaços, com intuito de atualizar a biblioteca para despertar nas pessoas de fora o interesse em conhecer a biblioteca.

No mês maio, o responsável pela Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo, visitou a biblioteca e fez doações de mais de uma centena de livros para complementar o acervo.

Marcelo também afirmou à nossa equipe que não deixará o São João passar em branco, revelando em primeira mão que criará um concurso e vai oferecer um livro  como premiação. O concurso será voltado para crianças que deverão usar fantasias características de São João. O livro que será presenteado é o “Baralho de Cachoeira’, de autoria de Davi Rodrigues, atual secretário de Cultura do município de Cachoeira.