No último sábado (22) foi realizada uma ação de Busca Ativa Escolar, na praça Maciel, em Cachoeira, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância das crianças e jovens continuarem os estudos.

Durante o evento, os estudantes e seus responsáveis puderam tirar suas dúvidas sobre o início do ano letivo de 2021, que ainda acontecerá de forma remota.

A nossa equipe da TV e Rádio Web Olha a Pititinga conversou com a subsecretária de educação, Valentina Miranda, que falou um pouco sobre a ação. Valentina esclareceu que, por conta do início do ano letivo, a secretaria sentiu a necessidade de fazer a busca ativa escolar, visando chamar a atenção da comunidade  e mostrando que as escolas estão funcionando de forma ativa e realizando atividades remotas.

O dia de sábado foi escolhido para realizar a ação por conta da feira-livre, que provoca movimentação de pessoas tanto da sede quanto da zona rural.  Após este pontapé inicial as ações irão acontecer também na zona rural, onde fica concentrada grande maioria dos estudantes da rede municipal. “É o momento da gente estar dizendo que as escolas estão funcionando e a educação é o caminho”, disse ela.

“Fora da escola não pode” e aprender é um direito de todos, por isso a equipe da Educação pede que os pais e responsáveis procurem as escolas em que os estudantes estão matriculados para receber as orientações necessárias para o início das aulas.

Valentina também revelou que, para sua surpresa, o índice de evasão escolar não aumentou muito.